Quem já não precisou de um lanche rápido? Quem já não sentiu aquela fome no meio da noite? Quem já não recebeu aquelas visitas inesperadas?
Para todos esses casos temos o nosso bom e velho pão de forma para nos salvar e com ele podemos fazer maravilhas gastronomicas de quase todos os tipos e jeitos. Eu não imagino uma casa sem ele e aqui, sempre tenho um pacote pronto para as emergências.
O que vou tentar ensinar aqui é uma forma prática e rápida de se fazer um lanche ou um aperitivo para as visitas que chegam sem avisar ou um simples petisco para o vinho ou a cerveja.
Ingredientes
4 ou 6 fatias de pão de forma
Azeite
Não tem muita coisa a ser dita a respeito dos ingredientes o básico é isso mesmo, mas você vai precisar de mais coisas ao seu gosto. Em geral frios já são o suficiente.
Modo de fazer
Coloque as fatias umas sobre as outras e com uma faca afiada corte as em cruz, fazendo 4 pedaços de cada uma. Se você usar 4 fatias vai ter 16 quadrados, se usar 6 fatias vai ter 24 quadrados.
Disponha os quadrados em uma travessa ou refratário e regue com azeite. Aí entra a sua imaginação e você coloca sobre os quadrados o que achar pertinente. Eu sempre coloco mussarela, presunto e pimenta calabresa mas você pode usar o que estiver mais a mão ou sobrando na geladeira.
Por fim regue com mais azeite e leve ao forno pré aquecido até que os quadrados dourem por baixo mas não fiquem torrados demais. Eles devem ficar crocantes mas não duros como uma torrada normal.
É um excelente acompanhamento para aquele filme da madrugada e eu adoro comer quando estou tomando uma garrafa de vinho.
Pulo do gato: Uma gota de mustarda e uma de molho de pimenta, dá um toque especial e um sabor a mais.