Uma das coisas mais difíceis hoje em dia é ignorar os fatos, não trocar os pés pelas mãos e não se meter em assuntos que não lhe dizem respeito. Temos muito que aprender nesse quesito.
O fato de ser participante não nos dá o direito e nem o dever de se manifestar a todo o momento e sobre qualquer coisa. O assunto lhe interessa? Sua colocação é pertinente? Você não estará ferindo suscetibilidades?
Pensar antes de emitir uma opinião ou de fazer uma colocação é algo que deveríamos fazer, mas que não conseguimos. Quando o assunto não nos diz respeito e a colocação do mesmo não nos traz prejuízo, ignorar, fingir que não viu, é o melhor a ser feito.
O assunto lhe interessa e você fará uma colocação, então verifique antes se a mesma é pertinente ao que está sendo pedido ou discutido. Não fale nada que fuja do tema principal e muito menos que possa ofender.
Para se estar em sociedade, convivendo com outras pessoas, é necessário que se tenha respeito pelas ideias e opiniões alheias, mesmo que elas sejam contrárias as suas.