quarta-feira, julho 31, 2013

Reflexão

reflexao

Tem o amor várias maneiras que ultrapassam as fronteiras
De qualquer reflexão
Bem, pode ser uma fogueira que se apaga na primeira
Breve chuva de verão
Eu vi por amor sincero alguém jurar, a estrela Dalva ir buscar
E ao seu bem oferecer
Também, quem um dia viu a dor pousar e num sonho azul de amor secar
Toda fonte do prazer

Sei, eu sei, que o amor é um mistério, o mais rico dos minérios
Que enriquece o coração
Mas, quando não levado a sério, leva o trono império
Pro domínio da ilusão
E faz o mais duro coração chorar, no escuro uma luz brilhar
Como por encanto e assim
Quem souber contar o segredo do amor terá o sublime dom de revelar
O Principio e o fim

Jorge Aragão

Sem segredo

sem segredo

Quando a gente ama alguém
Se dá sem mêdo

Abre o coração não faz segrêdo

Muito mais do que a razão a emoção
Nos faz viajar no espaço eterno infinito
Ter loucas miragens de tanto calor

Calor do nosso amor

E no peito explode a tal felicidade
Adormeço de prazer sem ter vontade
Se estou longe de você sinto saudade

E assim fujo correndo pra te ver amor
E assim volto correndo pra você

Eu vou que vou

Fundo de Quintal

segunda-feira, julho 29, 2013

Inteligência logica

inteligencia logica

Bastaria saber a formula matemática da coisa e tudo estaria resolvido. Só que não!

Por mais simples que possa parecer, não é assim que a coisa funciona. Saber a formula não garante o resultado final. Para tudo é necessário que a inteligência logica entre em ação. O saber é diferente do fazer, a teoria é diferente da prática e é por isso que um é complemento do outro.

Uma vez que você sabe como fazer, supõe-se que você também sabe o que não fazer. Para chegar a algum lugar você precisa se locomover até o mesmo e partindo dessa premissa básica, falta você definir como fará essa locomoção. As variáveis são muitas e é aí que entra a sua inteligência logica, ou deveria, para lhe dizer como montar todo esse processo.

Os processos básicos são conhecidos por todos e uma vez assimilados não são mais esquecidos, mas ao longo do tempo vamos nos deparando com outros processos não tão básicos assim e é aí que nosso conhecimento adquirido faz a diferença e nos ajuda.

Pensar logicamente, fora da caixa, exige conhecimento, mas não necessariamente um conhecimento acadêmico, pois muitos processos são “naturais”. Sair do centro da questão, ver a mesma a margem, de fora, garante que você enxergue e pense melhor, obtendo assim um melhor resultado logico.

domingo, julho 28, 2013

O melhor vai começar

o melhor vai comecar

Eu quero o sol
Ao despertar
Brincando com a brisa
Por entre as plantas
Da varanda
Em nossa casa

Eu quero amar
É lógico
Que o mundo não me odeia
Hoje eu sou mais romântico
Que a lua cheia

Você mostrou pra mim
Onde encontrar assim
Mais de um milhão
De motivos pra sonhar, enfim
E é tão gostoso ter
Os pés no chão e ver
Que o melhor da vida
Vai começar

Guilherme Arantes

Macarrão

macarrao

Macarrão de verdade tem que ter farinha e molho. Sem farinha e sem molho, não é macarrão, até porque a massa é feita de farinha. Não aceite imitações, macarrão é com molho e a massa do mesmo leva farinha.

O molho pode ser qualquer um e depende apenas do seu gosto. Vermelho, branco, quatro queijos, bolonhesa e tantos outros que vemos por ai. A farinha da massa, já é algo mais complicado, pois em primeiro lugar ela precisa ser de qualidade e em geral usa-se a de trigo, mas podem ser usadas farinhas de diversos outros tipos.

Apesar de não parecer, fazer a massa de macarrão é simples. Feita a massa, escolhido o molho, o restante do processo não necessita de explicação.

Macarrão de verdade não tem segredo e muito menos complicação, é apenas farinha, molho e pronto. O resto é encheção de linguiça.

Nova era

nova era

Mentira de verdade ou verdade verdadeira, brincadeira que não arde e nem dura à noite inteira.

Você pensa que sabe de tudo, mas no fundo nunca soube de nada. Você finge que faz e não faz porque a coisa toda é boa demais.

Está lotado de atitude, todo cheio de virtude e ainda quer saber o que vai acontecer.

De tudo aquilo que vê, o que existe não está no mesmo lugar daquilo que realmente deveria estar. Vamos em frente que o dia nos espera, é chegada à nova era de uma gente que ainda é feliz.

A segunda letra

a segunda letra

- Não, você não é a primeira e nem a terceira, você é a segunda.
- Como? Segunda?
- Sim, você é a segunda letra do alfabeto.
- Segunda letra?
- Isso, o B.
- Eu sou burra demais ou você está viajando, dá para explicar melhor?
- Você é o meu plano B.

Eu, Carolina Marinho Costa Alcântara, fui alçada ao posto de segunda letra do alfabeto, por um cara em quem acreditei e achei que era uma pessoa séria e com sentimentos. Fui relegada a plano B, a segunda opção, a válvula de escape, a estepe, reserva. O pior é ouvir isso estando nua, em uma cama de motel de terceira, abraçada a este cara.

Confesso, ele pode ser tudo, mas tem coragem e muita cara de pau para falar isso assim sem medo, como se fosse a coisa mais normal do mundo. É uma coisa simples, você sai com uma pessoa, dorme com ela e no fim diz que ela é apenas aquela que você procura quando não tem mais nada melhor para fazer. Acho justo.

Acho justo, mas não nasci para ser essa pessoa e quem ele pensa que é, esse filho da puta, para pensar que eu acharia isso normal. Será que por algum motivo, queda do berço, ingestão de merda quando criança, ou trauma de infância, ele se acha o tal? Ele pensa que é o único homem da terra? Ou pior, imagina que alguma mulher vá ficar feliz em ser o seu plano B?

- Seu plano B. Você acha mesmo isso? Acha que eu vou aceitar o fato de que você me considera dispensável e que só está aqui comigo porque o seu plano A não estava disponível?
- Não é isso, você está entendendo tudo errado...
- É, eu estou entendendo errado e estou fazendo isso desde que resolvi começar a sair com você.
- Não fale assim docinho...

Docinho? Eu lá sou mulher de ser chamada de docinho? Ele é mesmo um infeliz. Somente uma pessoa sem consideração alguma pode chamar uma mulher, que ele considera como sobressalente, de docinho. Onde eu estava com a cabeça quando perdi horas no shopping escolhendo a lingerie certa, o sapato adequado, a roupa perfeita.

Arrependimento não mata, mas maltrata. Escolhas erradas trazem grandes consequências.

- Nem vou me dar ao trabalho de responder a esse seu “elogio” e muito menos dizer que foi bom ou ruim. De vez em quando cometemos erros e você foi um desses que cometi.
- Você está dizendo que vai embora? Vai me deixar aqui? Ainda temos oito horas para curtir e nem tomamos banho de piscina ou fizemos sauna.
- Depois de tudo o que você me disse, ainda acha que quero tomar banho de piscina e fazer sauna?
- Sabe quanto me custou essa suíte? Não, você não tem noção, só está preocupada com seus chiliques de mulherzinha, com suas dores existenciais. Vocês não conseguem aceitar quando são confrontadas com a verdade.
- É, tem razão, não sabemos aceitar a verdade e é por isso, que vou embora. Vou embora para não ser obrigada a me deitar com essa “verdade”, nadar com essa “verdade” e fazer sauna com essa “verdade”. Vou embora porque essa “verdade” me faz mal.

A sensação de alivio depois que você manda um babaca a merda é indescritível, todas as mulheres deveriam experimentar. É uma libertação tão profunda que chega a ser inacreditável de tão bom.

Agora é apagar para sempre o telefone dele da agenda, esquecer a noite que passou e cuidar para nunca mais cair na lábia de um Zé Mané vestido de príncipe, mas com cérebro de jumento.

sábado, julho 27, 2013

Respiração

respiracao

Profunda, lenta e constante. Respiração, que nos livra da ira repentina, da palavra dita em desatino, do ato sem pensar. Respiração que vai e vem, que oxigena e recupera.

O pensamento às vezes turva, os nervos falham e o sangue esquenta, mas se você respira tudo se estabelece e volta ao normal. A vontade de gritar fala mais alto, o desejo de justiça em um mundo injusto é maior do que tudo, menos do que a respiração, pois ela ameniza a queimação interior e amplia a visão do todo.

Tudo se ajeita no dia seguinte, mas no exato momento em que o coração bate acelerado você não pode esperar e precisa respirar, precisa pausar e deixar que o ar faça o seu trabalho.

Check point

check point

Tudo na vida tem começo, meio e fim, mas durante essas três etapas existem os momentos da vida em que somos obrigados a parar a jornada, descansar e tomar um novo rumo, simplesmente pegando folego para continuar.

A vida é um constante crescer, um andar para frente, uma subida e a cada passo vamos adquirindo confiança, coragem e habilidades. Diferente de um vídeo game, não temos várias vidas, ela é única e por isso não pode ser desperdiçada.

O que não podemos fazer é regressar e para isso temos os famosos check points, que nada mais são do que os pontos onde registramos o histórico de nossa jornada até o momento, para que não tenhamos de retornar ao inicio de tudo.

Os regressos não apenas nos atrasam, mas nos colocam em posição contraria a tudo aquilo que representamos. As intempéries da vida, quando acontecem, devem ser suficientemente capazes de medir a nossa capacidade de registro histórico, verificar se o nosso check point é consistente o suficiente para nos manter na ultima posição alcançada.

Quanto mais alto você voa, mais alto você terá de voar daqui para frente. Não se chega ao topo e se retorna ao solo, uma posição conquistada é sempre a mesma, independente de onde você esteja. Você pode se colocar em posição de “inferioridade”, mas a sua posição anterior atesta que você não deveria ser “inferior” e se o é, mais dia ou menos dia, será obrigado a não ser.

sexta-feira, julho 26, 2013

Rock with you

rock with you

Girl, close your eyes...
Let that rhythm get into you
Don't try to fight it
There ain't nothing that you can do
Relax your mind
Lay back and groove with mine
You gotta feel that heat
And we can ride the boogie
Share that beat of love

I wanna rock with you (all night)
Dance you into day (sunlight)
I wanna rock with you (all night)
I'm gonna rock the night away

Out on the floor
There ain't nobody there but us
Girl when you dance
There's a magic that must be love
Just take it slow
Cause we got so far to go
When you feel that heat
And we can ride the boogie
Share that beat of love

I wanna rock with you (all night)
Dance you into day (sunlight)
I wanna rock with you (all night)
I'm gonna rock the night away

And when the groove is dead and gone (yeah)
You know that love survives
So we can rock forever, on

I wanna rock with you!
I wanna groove with you!
I wanna rock with you!
I wanna groove with you!

I wanna rock (all night) with you, girl (sunlight)
Rock with you, rock with you, (yeah) (all night)
Dance the night away

I wanna rock with you (yeah) (all night)
Rock you into day (sunlight)
I wanna rock with you (all night)
Rock the night away

Feel the heat, feel the heat
Rock you into day (sunlight)
I wanna rock
Rock the night away.

Michael Jackson

quinta-feira, julho 25, 2013

Eu por eu mesmo 13 – Por Casuarina

certidao

Certidão
É papel que não preciso, não
Pois o samba que hoje canto
É íntimo e tem razão de ser

As palavras não são sem querer
Eu já sei secar meu pranto
Com a força do meu bordão

Autêntica inspiração
De quem só vê beleza
O samba é universal
Razão primordial
Do som
Ninguém detém o dom
E digo com certeza:
É público tal e qual
O nosso carnaval

Mas, vem...
Desata a criar também
Que a nossa natureza
Precisa brincar de Deus
Provar que é dos seus

Já vou...
O mestre me endossou
Com toda gentileza
De quem tem no coração
Amor que não precisa

Certidão - João Cavalcanti & João Fernando

quarta-feira, julho 24, 2013

O que salta aos olhos

o que salta aos olhos

Quando alguém pergunta o que mais chama a atenção em uma mulher, mais da metade das respostas esta concentrada nos olhos, no rosto como um todo e o que sobra é dividido entre os peitos, a bunda e até mesmo os pés. Talvez tenhamos uma pequena, diria ínfima, parcela que cita outros atributos braços, colo, nariz e etc.

Eu reparo nas extremidades, nas mãos e nos pés, mas confesso que é o conjunto da coisa que me salta aos olhos. Não importa se ela obedece a padrões criados por uma sociedade que vive em função da estética, o que importa é se ela tem o mínimo de bom senso.

Ela se veste para ela ou para agradar aos outros?

Ela se cuida porque sabe da importância disso ou porque leu em alguma revista que era bom?

Ela come com consciência ou passa fome porque se acha fora dos “padrões”?

Tem vergonha do próprio corpo?

Tem medo de ser quem é?

Uma mulher pode encantar usando uma simples camiseta ou uma calça desbotada. Ela pode estar de cabelos soltos ou presos, grandes ou curtos. Ela não precisa estar com a ultima maquiagem ou o perfume mais caro, não precisa de diamantes ou ouro. O que me chama a atenção em uma mulher é o modo como ela se vê, o modo como ela usa o que tem de melhor a seu favor.

terça-feira, julho 23, 2013

Mesa posta

mesa posta

Um grande ditado, muito usado, diz que beleza não põe mesa e eu concordo com o mesmo. Beleza não põe mesa, porque a mesma já está posta.

Perdoem-me aqueles que não apreciam e ou não tem capacidade para tal, mas a beleza, que não se resume a forma física ou a outros atributos meramente estéticos, não precisa colocar coisa alguma, provar isso ou aquilo. A beleza, por si só, já se põe no momento em que se faz presente.

Coisas belas, sejam elas quais forem, não agridem ou exigem. Coisas belas existem e são admiradas por isso, sem imposição. Ninguém contempla aquilo que não tem nada a oferecer, ninguém admira o que não brilha aos olhos.

Muitos vão analisar o ditado pela ótica do pragmatismo, tentando fazer crer que a beleza do ditado é apenas figurativa, representação de algo. Eu prefiro analisar pela minha ótica e esta me diz que não basta ter a mesa posta se esta não for bela.

segunda-feira, julho 22, 2013

Coisa pior

coisa pior

Tem coisa pior do que ficar a pé? Tem coisa pior do que não saber qual é? Tem coisa pior?

Tem medo de agua fria todo dia, tem banho de bacia e sem sabão, tem coisa que não está naquele lado e tem bastante gente pensando que eu sou mais um.

Tem a toda hora! Tem só se for agora! Tem que ser pra frente! Apenas tem que ser e nada mais. Faz que vai dizer e nunca diz, faz que vai fazer e nunca faz, morre e deixa tudo para lá!

Vou postar uma canção de amor que fale do que eu nunca senti, no meio desse vendaval de cores, eu preciso ser aquele cara que não escolhe os meios, apenas participa do processo. Vai me dizer que não pensou em mim quando precisou de mais.

Coisa pior do que esporro é lata vazia e farinha sem feijão. Coisa pior do que lamento é cerveja sem vontade e sociedade de um só. Sexo com compromisso é hora marcada com o dentista.

O mais alto que puder eu vou gritar, se você puder ouvir agradeço e não esqueço. Podia ser melhor, mas será do jeito que é!

domingo, julho 21, 2013

Minha lua

minha lua

Eu, estou ao seu lado,
no mesmo compasso
vendo a lua aparecer.

Ela me disse que passou pra ver
Se era amor que nascia aqui.
Posso morrer na sua boca e não me arrepender.

Entra minha Lua, senta que essa cama é sua
Hoje não termina a noite,
tenho só mais um segredo pra te contar
Falei com o tempo pra não se apressar,
Não tem mais com o que se preocupar
Descansa tua alma na minha paz.

Me diz o nome desse beijo
Que me faz acreditar
Que eu sou feliz demais

Não sei aonde eu me escondo
Quando esse dia nascer
Pra te roubar daqui

Até o amanhecer eu vou
Escapar do medo de me ver tão só,
Apagar a luz e te fazer de cobertor

Entra minha Lua, senta que essa cama é sua
Hoje não termina a noite,
tenho só mais um segredo pra te contar
Falei com o tempo pra não se apressar,
Não tem mais com o que se preocupar
Descansa tua alma na minha paz.

Uma cidade inteira espera
Acordada pra te ver chegar
Eu mudo a rota só pra ficar
No céu que eu pintei pra te dar

Volta não te peço nada
Só mais uma noite pra te degustar
Escuta que essa lua branca vem com todos os meus segredos pra te contar
Falei com o tempo pra não se apressar
Não tem mais com o que se preocupar
Descansa tua alma na minha paz...

Luiza Possi

Falha nossa

falha nossa

Fazer de conta que nada aconteceu, que você morreu no instante em que nos separamos e nunca mais nos vimos. É sempre diferente do que os livros dizem e as pessoas contam, é diferente da novela, do filme e do final feliz que não tivemos. É a vida em sua forma bruta nos ensinando como tem que ser.

É fácil fazer de conta, brincar de teatrinho, montar um circo e sair por aí. De verdade mesmo não existe amanhã se o presente não corresponde ao que se deseja do futuro. Quando tudo termina é que entendemos o começo das coisas que sempre estiveram a nossa espera do lado de fora das construções de aço.

Três dias em cinco semanas por ano e lá se foi o meu verão pensando naquilo que você nunca me disse. Cem maneiras de te dizer “eu te amo” e nenhuma delas me veio à mente quando precisei. Falhamos!

Que venha o outono no meio da primavera e o inverno em pleno janeiro, que chegue logo fevereiro e com ele o natal fora de época, a celebração exacerbada daquilo que já se foi. Que você reflita, que nós reconheçamos e que tudo se ajeite. No meu tempo, do seu jeito e a nossa maneira.

sábado, julho 20, 2013

Giroba 2

giroba

E tenho dito, a giroba é minha e ninguém tasca!

O papel que tenho para lidar a mão corresponde a tudo aquilo que está no coração, passa pelo pulmão e termina na giroba, que é minha, não sua e de mais ninguém.

Quem tem a giroba acumula o poder e esse poder é o que faz acontecer. O que não se pode pensar e nem dispensar, é o fator de desempate entre o pensamento e a ação, entre o papel para lhe dar a mão e a giroba.

O medo de correr atrás não pode impedir o coração de bater, o pulmão de existir e a giroba de brilhar no meio da indecisão alheia. Enquanto o mundo passa em branco, eu passo recibo para a sociedade daquilo que não se encontra nos livros e nem no papel que eu tenho para lhe dar a mão.

Eu tenho a giroba! Simples!

Amar a quem

amar a quem

Eu não quero mais amar a Rita, pois já amei a Margarida e não me prestou. Eu não quero mais amar a Rosa, pois já amei a Carolina e me dei muito mal. Eu só vou amar a quem me quer e quem me quer tem de saber que todo o meu querer é de apenas uma mulher.

Eu não vou mais colher a flor, já convivi com muita dor e agora quero paz no coração. Já considerei viver sozinho, mas esse mundo de meu Deus, não me permitiu fugir dos braços teus.

Dias de tormenta e ilusão fazem parte da canção, do lindo texto do poeta e da pintura que habita a mente do pintor. Quem nunca sonhou jamais viveu a incerteza do adeus e a esperança do retorno.

sexta-feira, julho 19, 2013

Partiu

partiu

Partiu e não se preocupou se era fevereiro ou primeiro de abril, saiu de cena sem dar um telefonema, subverteu a ordem das coisas e quando viu estava longe do Brasil.

Partiu, mandou meio mundo a merda, largou a Rita e nem deu tchau para a Luciana, sumiu, saiu, não voltou nem pra dizer muito obrigado.

Tinha muitos planos na cabeça, desenganos e esperanças em um peito amargurado. Sonhos de uma vida bem feliz ao lado da meretriz, que fazia ponto na matriz. Era um rapaz de sorte, um sujeito como poucos, a teimosia em pessoa era seu nome.

Casou-se com a sorte, por muitas vezes escapou da morte, quando se deu conta adoeceu e resolveu que era hora de mudar. Com Rita teve dois meninos, com Luciana um casal. Largou todos por aí, viajou não sei pra onde e é feliz por mais que possa parecer que não.

Partiu!

quinta-feira, julho 18, 2013

Limão

limao

O véu luminoso do sol na bruma
cobre a serra molhada
por um buraco na névoa,
vara a espada de luz
libertando a terra ao tocá-la

A chuva parou,
o dia renasce para o passeio,
para o amor, para o trabalho
a princípio o cheiro é a primeira coisa a lembrar
o chão enxugando, aquecendo
as poças diminuindo
o povo, os animais, o vai-e-vem

É dia de colher, é dia de pescar,
preparar o peixe
cheiro de limão me encanta
como se sente o fruto do limoeiro?

A virgindade verde se abre em gotas
para encenar o sabor
no teatro da boca,
onde o áspero se fere
ao ranger dos dentes
e o sangue é água, muita água,
uma nascente.

Djavan

Batida de limão

batida de limao

Corta essa, bicho
Eu não quero mais lhe ver
É melhor ficar na sua
É preciso me esquecer

Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão
Ele é o bom!
Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão

E a onda, bicho
É pesada pra você
Na curtida que eu vou curtindo
Tu tem muito que aprender

Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão
Ele é o bom!
Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão

E a onda, bicho
É pesada pra você
O limão é o maior barato, bicho
Só pra quem sabe beber

Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão
Ele é o bom!
Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão

Meu negócio agora, bicho
É dizer para você
O limão é o maior barato, bicho
Só pra quem sabe beber

Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão
Ele é o bom!
Tô doidão, tô doidão,
Tô doidão com batida de limão.

Aroldo Santos

Meu limão, meu limoeiro

136866912

Meu limão, meu limoeiro
meu pé, meu pé de jacarandá
Uma vez eskindolêlê iê iê
outra vez eskindolálá

Meu limão, meu limoeiro
meu pé, meu pé de jacarandá
Uma vez eskindolêlê iê iê
outra vez eskindolálá

Carlos Imperial

Giroba

giroba

Eu tenho um papel para te dar à mão, eu tenho o coração, eu tenho o pulmão, eu tenho a giroba! Um, dois, três, mais uma vez! Eu tenho a giroba!

E o papel para te dar a mão me deu o coração, o pulmão, eu tenho a giroba!

Quem lhe deu a mão e o coração, ficou com o pulmão e o papel da giroba. O papel da giroba!

Fazer o que se é sempre assim, quando acontece, ninguém esquece. O coração fala alto, o pulmão desafia e a mão arrepia. O papel não tem explicação e a giroba é a solução da situação.

Dá para ser, para fazer, enciumar e não entregar. A giroba vem com o coração, o pulmão e tudo o mais. A gente releva, passa a mão na cabeça e não vê o papel.

segunda-feira, julho 15, 2013

Dois braços, duas pernas e um cérebro

dois bracos duas pernas e um cerebro

Todo mundo tem e deveria usar. Sempre disse isso e vou continuar a dizer, Deus me proveu de dois braços, duas pernas e um cérebro e enquanto eles funcionarem eu sigo em frente.

Muitos utilizam o cérebro como arma principal para conseguirem as coisas. Estudam, especializam-se e trabalham utilizando essa poderosa ferramenta. Outros não conseguem e utilizam mais os braços e as pernas, não deixam de usar o cérebro, mas ele deixa de ser o foco.

Cada qual tem que fazer a sua parte e seguir de acordo com o que der, sem esmorecer e nem desistir. O velho ditado diz que quando a cabeça não pensa o corpo é quem paga, mas na vida real, quando não se usa a cabeça, os outros membros devem ser acionados para que você não fique parado.

Seus problemas

seus problemas

Todas as pessoas têm problemas, dilemas, dúvidas e inquietações. Todos em algum momento da vida passam por dificuldades, mas nem todos ficam se lamuriando pelos cantos e isso é algo louvável.

De nada adianta para a solução das questões, ficar se lamuriando e reclamando por aí. Expor seus problemas, como forma de desabafo e não como forma de se fazer de coitado, é valido. Nem todos conseguem e a maioria descamba para o lamento e a auto piedade.

As decisões foram tomadas por você, os caminhos foram traçados por você, os erros e os acertos, cometidos por você e nesse caso nada mais justo do que você assumi-los sem ficar chorando para os outros.

Alguma “força” lá em cima vai te ajudar a encontrar uma solução e se você não acreditar nesta “força”, confie na sua capacidade. As pessoas podem e vão te aconselhar, ajudar, mas você precisa querer resolver as coisas e não ficar única e exclusivamente no terreno das reclamações.

sexta-feira, julho 12, 2013

O grande mentiroso

o grande mentiroso

A maior mentira de todos os tempos foi contada por você para você. O maior mentiroso da história sempre foi você e quem mais ouviu e acreditou nestas mentiras foi você.

Todos os anos mentimos na tentativa de achar sentido para aquilo que fazemos. Uns mentem com mais descaramento, outros com mais propriedade, mas todos mentem. A academia que nunca começamos, o vicio que nunca largamos, o livro que não lemos e tantas outras mentiras, que muitos chamam de promessas não cumpridas.

O enredo é o mesmo e o que muda são as formas que inventamos para ainda acreditar em nossas mentiras. É o tênis que te impede de começar e você diz que vai comprar, e em alguns casos até compra, mas não começa. É o médico que você diz que vai procurar e até procura, mas não vai.

As desculpas se acumulam e as mentiras seguem, não conseguimos mais viver sem elas. Sem as mentiras seriamos quase perfeitos e não é isso que queremos e que a sociedade espera de nós.

quinta-feira, julho 11, 2013

Ultimo

ultimo

O mais gostoso é o ultimo beijo, aquele que você não imagina que seja o ultimo. Todos dizem ser o primeiro, mas com certeza é o ultimo. Não há o que dizer a esse respeito, quaisquer argumentos caem por terra, pois o ultimo é realmente o melhor.

O ditado já diz que os últimos serão os primeiros e a sabedoria popular já comprova que o ultimo, seja do que for, é sempre o mais aguardado. O ultimo biscoito do pacote, a ultima cena do filme, o ultimo capitulo da novela, o ultimo paragrafo do texto e por aí vai.

É claro que existem aqueles que discordam disso, mas que não tem base legal para tal, apenas discordam e pronto. Já ouvi pessoas enaltecendo o durante, como se ele fosse tão ou mais importante do que o final.

Tudo tem o seu tempo, mas o que fica na sua lembrança, o mais marcante, é o ultimo.

quarta-feira, julho 10, 2013

Capitulo a parte

capitulo a parte

Essa novela que não assisto, mas que passa diariamente nos lugares onde estou é a mesma novela que um dia me foi importante. O espetáculo da criação, o nascimento da obra, o registro daquilo que mostra o instante exato do que não se vê.

O movimento contrario aos atos é sempre inversamente proporcional ao amadurecimento. Uma pessoa nasce, cresce, desenvolve-se como individuo, amadurece como ser humano e morre. Ninguém deixa vestígios, há não ser um livro, um filho, uma arvore e um disco. De rock, de preferencia.

Muito sangue derramado em prol de causa nenhuma, muito tempo perdido em prol de sentimento algum. Dado que não assisto, mas que convivo, é a mesma coisa que nada, estar nos lugares onde ninguém está.

E ela sempre vai embora, não importa o que eu faça ou de que forma eu faça. Ela sempre vai reclamar de mim, do tempo, da rotina, de tudo. Aquele amor, tão grande, apequenou-se a ponto de não resistir a um simples resfriado. No fim o errado sou eu.

Eu que não a levei para jantar, eu é que não a deixei em casa quieta, eu é que quis sexo demais, quis de menos, quis de tudo. O que não presta sempre partiu de mim e o que prestou nunca partiu dela. Alguém acertou, mas esse alguém não foi um de nós. Errei isso é fato!

E assim a vida segue sem alterações. Cada um seguindo o seu script e fazendo o seu papel.

segunda-feira, julho 08, 2013

A beleza que não se vê

a beleza que nao se ve

Pessoas normais não são tão normais quanto parecem, porque a normalidade não existe. O que pode ser considerado normal por uns, é absolutamente anormal para outros. O que pode ser tristeza é alegria e o que seriam lágrimas pode se transformar em sorrisos.

Tudo muda a todo instante e a cada momento as coisas que antes pareciam inabaláveis mostram-se de forma diferente. Há razão para ser como é aquilo que sabemos de antemão ser da forma que conhecemos. Há motivos para o que vemos e para o que apenas sentimos.

Pessoas são especiais por essa capacidade impar de mudar a todo instante, de serem inconstantes e belas. Uma beleza sem precedentes e nem marca, sem preço, que não se compra em lojas. Pessoas são o que são porque misteriosamente nos intrigam e inspiram a buscar, descobrir.

domingo, julho 07, 2013

Medo de amar 2

medo de amar 2

Não tenho medo de te perder, tenho medo de ter você. Tenho medo de admitir que gosto tanto de você, da sua presença e perder o que considero mais valioso, a minha identidade. Não saberia viver precisando estar vinte e quatro horas com alguém, querendo, sentindo, desejando, amando. Eu não consigo pensar na ideia de que gosto de estar com você, mas não quero gostar daquilo que me faz bem.

Nascemos um para o outro, temos gostos em comum, afinidades e muito companheirismo. Adoro saber como você está, o que fez do seu dia, acompanhar seus passos e estar ao seu lado. Amo os momentos em que responde minhas mensagens, em que aceita minhas provocações e quando me faz sorrir mesmo nos momentos tristes.

O que não posso suportar é essa necessidade de te querer, a vontade de não mais te deixar partir no final do dia. Admito, não sou perfeita, não tenho um coração de pedra, mas não tenho coragem de que saibam que posso ser como qualquer outra mulher e me apaixonar.

Enquanto puder resistir, enquanto ainda houver esperança de nós, enquanto nada mudar, espero ao menos poder alimentar esse sentimento, mesmo que apenas dentro de mim.

Seres humanos não são invencíveis

UFC 117

E daí, ele perdeu e isso ia acontecer um dia. Ele nunca foi imbatível, ninguém é imbatível e todos, em algum momento da vida caem. Ele caiu, já poderia ter caído antes, mas foi agora. O que choca mais não é a sua queda, a sua derrota e sim a forma como ela aconteceu, quando ninguém esperava.

O adversário tinha tudo para ser mais um na sua lista, todos acreditavam nisso e talvez apenas os familiares de Chris, seus técnicos e amigos mais próximos tivessem esperança em sua vitória. Chris estava preparado, treinado e pronto para fazer o que fez.

Chris é um lutador e como todos os outros, tinha total condição de fazer o que fez. O espanto reside na descrença e na fé cega que todos tinham de que o campeão não seria derrotado, não ali, não por Chris.

Sua queda mostra o quanto ele incomodava. As reações de pretensos humildes, falsos profetas e invejosos mostra o quanto ele despertava sentimentos dispares.

Perdeu o ser humano, perdeu aquele que nunca foi invencível.

sexta-feira, julho 05, 2013

Um dia nublado

um dia nublado

O passado ronda a porta da emoção quando você se dá conta que está repetindo os novos velhos erros de sempre. O passado lhe avisa que está preparando sua chegada quando você sente as mesmas novas velhas sensações de sempre. Tudo é igual, tudo se repete e o que deveria ser diferente é tão somente o que sempre foi.

No passado a dor limitava os movimentos e era responsável por impedi-lo de cometer novamente as mesmas falhas, pois elas doíam e a dor lhe dizia que aquilo não devia ser feito. Hoje a dor apenas te lembra de que aquilo já aconteceu em sua vida, mas não lhe impede de fazer.

A mente ainda insiste em te avisar, mas o coração teima em não ouvir e o precipício fica muito próximo da estrada que leva ao paraíso. O fim pode ser mágico, mas também trágico e cada um pode e sabe o que deve fazer para iluminar um dia nublado.

quinta-feira, julho 04, 2013

Não sei

nao sei

Não sei que magia há em ti.

Não sei o que acontece no exato momento em que a gente se encontra e a emoção toma conta, o peito arrefece e o coração bate forte.

Não sei se o instante dura bastante, eu só sei que é tão rápido que nem dá para perceber e quando vou ver já foram horas com você.

Sei que é bom. Eu quero sempre. É assim que deve ser, nós dois, juntos, não apenas um rompante, mas por toda vida.

Não sei que energia há em nós.

Não sei o que acontece quando nossos corpos se encontram, eu só sei que o calor aumenta e não dá para segurar.

Não sei se é muito, eu só sei que é grande o suficiente para nós.

Sei que é o que me faz feliz. É assim que deve ser.

quarta-feira, julho 03, 2013

Sem vergonha

sem vergonha

Quando as coisas apertam e a situação complica você recorre ao seu passado, as suas experiências de vida para tentar elucidar e resolver os problemas do presente. Você primeiro mal diz o mundo, seus desafetos e outra meia dúzia de pessoas que entram no bolo.

No momento em que as coisas apertam de verdade, os conselhos de amigos e as palavras edificantes dos familiares servem de ajuda, mas nem sempre funcionam. Ninguém, em não estando no seu lugar, consegue realmente elucidar a coisa não estando dentro dela, vivendo o caos.

O que funciona quando as coisas apertam de verdade é você não fugir dos problemas, não usar de soluções paliativas e ir fundo na raiz dos mesmos para acabar com eles de uma vez. Quando você se esconde e procura desculpas ou culpados que não você, os problemas só aumentam e tornam-se insustentáveis.

Por maior que sejam as suas dores, elas têm cura. Por maior que sejam suas angustias, elas podem ser suplantadas. Por maior que sejam quaisquer dificuldades que você esteja enfrentando, elas serão superadas no momento em que você não tiver medo delas.

Todos cometem erros e eles às vezes são inevitáveis, corrigi-los e não ter vergonha deles é o que diferencia os mais propensos à superação dos que tendem a sofrer por mais tempo.

É hora de entender que você não deve se envergonhar de nada do que fez e nem do que ainda vai fazer.

terça-feira, julho 02, 2013

Mudanças necessárias 2

mudancas necessarias 2

Faz parte daquilo que acredito e por fazer parte do que acredito e do que me trouxe até onde estou, é que continuo com o mesmo pensamento. Nem sempre podemos e vamos conseguir mudar o que acontece a nossa volta, mas um bom começo é mudar a direção, a rota, a origem. Fazer sempre as mesmas coisas, nos mesmos lugares, pode levar sempre ao mesmo resultado.

O fato é que não há nada errado em ser diferente, em fazer do seu jeito aquilo que todos fazem igual. A receita diz três ovos, coloque os três e uma pitada de sal. A receita diz frango, use pato. A receita sempre diz aquilo que alguém já fez e deu certo, mas é a receita de alguém e não a sua.

As cópias tem a mesma serventia que a água de salchicha e falo isso pela falta de inventividade, pelo processo que se limita a imitar aquilo que está pronto. A diferença pode ser feita e não precisa necessariamente ser radical ou mudar todos os conceitos envolvidos. O vermelho pode ser atenuado e usado em diversos tons, não precisa deixar de ser vermelho para ser diferente.

Muito se fala em ousadia, mas pouco se fala em originalidade. Fazer por fazer, apenas para dizer que “ousou”, não significa absolutamente nada.

segunda-feira, julho 01, 2013

Onde o calo aperta

onde o calo aperta

Sabe golpe de misericórdia? Ultimo tiro? Foi me buscar em casa o facínora com aquele gol prata 2005, um perfume qualquer, mas bom, e uma cara mal lavada de quem tinha recém saído da cama. Seguimos para um restaurante de quinta, mas que servia massas e um vinho razoável, nada de garrafões com suco de uva e açúcar. Ele comeu apressado falando onomatopéias sem sentido e eu separei as cebolas no canto direto do prato e os legumes no canto esquerdo, desde pequena faço assim.

Acabamos o vinho, ele pagou a conta, entramos no carro e voltamos para casa, a minha. Ele não abriu a porta, nem antes e nem agora, sai, me despedi, entrei em casa e finalmente tirei o maldito sapato que me apertava os dedos. Sorri.

A ultima vez, quando premeditamos o fim, já sabemos aquilo que queremos, não é mais agradável ou menos sofrível do que quando as coisas terminam naturalmente, mas é mais reconfortante. Reconfortante no sentido que você sente o mínimo remorso possível, não tem culpas homéricas e nem duvidas a respeito do que esta fazendo, porque você já sabe muito bem o roteiro e segue fielmente o script traçado pela mente. O corpo vai mais relaxado, a tensão não existe, você ignora medos, o ambiente externo e qualquer tipo de subterfúgio que possa ser usado para lhe fazer mudar de idéia.

Acontece o fim muito tempo antes do fim, propriamente dito acontecer. Você termina com tudo sem dó e com calma, todos os motivos estão lá, o acusado não tem como se defender e quando tenta, todos os jurados já têm o discurso decorado para condená-lo. Sabe facada nas costas? Tiro no peito? É parecido, só que mais letal.

O que dói mesmo é o sapato, a merda do lindo sapato um número menor que o seu, que você compra porque a ocasião merece uma coisa especial. Esse sapato, de algumas centenas de reais, é que às vezes te faz soltar uma lagrima de canto de olho, não pelo aperto, mas pela eminência de você precisar devolvê-lo a loja, doar para uma amiga nunca. O sapato até pode ficar ali, guardado a espera de outra ocasião especial, mas o que esta feito não tem volta.

 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates