Você tem o direito de permanecer calado e tudo o que disser, pode, e será usado contra você.
Existem pessoas que acreditam nisso como um mantra para a toda vida e carregam consigo esse sentimento de impotência, essa coisa de nada fazerem com medo de serem prejudicados de alguma forma. Mais do que o beneficio, eles buscam evitar o comprometimento. Querem as flores sem a necessidade de colocar a mão na terra, querem os frutos sem o trabalho de subir na arvore.
Os famosos “paz sem voz” da música do grupo Rappa, encaixam-se em diversas situações e são os que mais “clamam” por justiça e igualdade, mas são os que menos se mexem para que isso aconteça. Mais do que ter atitude, eles têm grandes idéias sobre o que deve ser feito, mas querem que alguém execute suas idéias.
Não há nada de errado com o querer, com o desejo e com a indignação, mas todas essas coisas devem ser precedidas de atitude. Sem atitude as coisas não acontecem e as pedras não saem do lugar. É Isso que essas pessoas não entendem e nem querem fazer, a atitude delas se resume a desabafos “emocionados” escritos em um editor de texto e postados nas redes sociais. Lindos textos a cerca de como as coisas devem ser se alguém fizer com elas sejam assim.