“Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.”
A amizade dentro de um relacionamento é um dos pilares que o sustentam. O amor entre o casal, seja de que forma for, é uma forma de amizade. Amigos se compreendem, caminham juntos e acima de tudo se gostam, gostam de estar juntos um com o outro.
Muitas pessoas gostam de dizer que quando um homem e uma mulher convivem sob o mesmo teto como amigos, a relação acabou, como se eles não pudessem se amar e ainda assim serem amigos. Um homem e uma mulher não são apenas amantes, marido e mulher ou eternos namorados, antes disso eles são amigos.
A amizade existe e floresce antes do amor. O amor sucede a amizade, mas não acaba com ela, que permanece ali coexistindo dentro da relação.
Sempre que qualquer sentimento termina ou se transforma, o que fica é a amizade, a admiração, o bem querer. Se não existe a amizade, ficam apenas sentimentos menores e dolorosos, sentimentos negativos e desnecessários.
Amigos são aqueles que se amam, seja com carinho fraterno ou como homem e mulher.
Fonte de informações complementares.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade