“Lealdade entre duas pessoas que se dispõem a caminhar juntas, relacionamento, cumplicidade, fidelidade, lutar pelo mesmo propósito, andar juntas na mesma direção, almejando o mesmo sonho, o mesmo alvo, ter um só coração, confiança, respeito, união, casamento, admiração.
Se dispor a caminhar junto com o amigo, namorado, marido, haja o que houver. Pagar o preço por aquele vínculo estabelecido.”
Ser companheiro, estar companheiro, junto, ao lado e ao mesmo tempo, não apenas ser figura decorativa em meio a tudo o que está estabelecido. Companheirismo é algo maior do que simplesmente dizer que é a pessoa que está naquele momento ao lado ou junto, o bom companheiro é aquele que está presente em todos os momentos e não apenas nos felizes.
O companheiro divide, compartilha, aproveita o que está acontecendo no momento e não se esconde quando é solicitado, ele já está lá.
Por muitas vezes você está junto de alguém e esse alguém está com você, mas não é seu companheiro, não está presente nos momentos em que é mais preciso. O companheiro faz coisas que outro qualquer, mesmo sendo amigo de fé, não faria, porque o companheiro é aquele que mais do que tudo está junto.
Dentro de um relacionamento o companheirismo é muito importante para que como companheiros, parceiros e não como dois seres, um casal enfrente junto as adversidades que surgirem.
Fonte de informações complementares.: http://www.dicionarioinformal.com.br/companheirismo/