domingo, setembro 07, 2014

O frango da porra

o frango da porra

Um dia antes do preparo propriamente dito, da cocção, você deve deixar o frango marinando nos temperos e isso deve acontecer por no mínimo doze horas. Imaginando que você o faça para o almoço de domingo, você deve preparar a marinada no sábado a noite e deixar o frango dormir na geladeira coberto por todos os temperos que vão lhe conferir sabor. Não seja econômico nas ervas, no alho, na cebola e no amor, pois é fundamental que a preparação seja realizada com vontade.

Não entendi a necessidade de correr atrás de um frango. Não entendi e nem vou entender muito bem essa coisa toda, essa celeuma, por causa de um bicho de duas patas e cheio de penas. Nada contra o bicho em si, afinal ele nada me fez e por isso mesmo não acho justa a perseguição ao mesmo. Depois de mais de trinta minutos de caçada finalmente consegui pegar a famosa ave pelo pescoço, e ainda bem, pois já estava quase desistindo.

Só de pensar que poderia ter adquirido um congelado, fico ainda mais chateado com toda essa perseguição. Gastei tempo, energia e ainda terei que ajudar no preparo do que quer que esse bicho vá se transformar depois de depenado e levado ao fogo.

Em um recipiente grande, coloque o frango e junto com ele trezentos mililitros de cerveja pilsen, trezentos mililitros de vinho branco, dois ramos de tomilho, sete folhas de salvia, três dentes de alho, sal e pimenta do reino. Feito isto cubra o recipiente e ponha na geladeira. Tudo vai descansar durante a noite, o frango vai incorporar os temperos, absorver o caldo e se perfumar.

Depenar um frango não é como eu havia imaginado, pois tem todo um processo e uma técnica. Não dá para sair puxando pena por pena e esperar que a ave fique limpa em questão de minutos. Levei horas para deixar o filho da mãe do jeito “certo” e mesmo assim ainda ouvi reclamações. Existem máquinas que fazem o trabalho pesado de forma rápida e em alguns casos em segundos, mas eu sou tradicionalista e fiz tudo com minhas próprias mãos. Matar o frango primeiro, lavar, depenar, lavar, continuar a depenar, limpar, limpar direito e por fim entregar nas mãos de quem vai prepara-lo. Um trabalho da porra.

No dia do preparo, retire o frango da marina e o disponha em uma forma ou refratário, regue com parte da marinada e leve ao forno coberto com papel alumínio. Asse por cerca de quarenta minutos e após esse tempo verifique o cozimento, regue com mais um pouco da marinada se necessário e deixe dourar.

Quando a porra do frango ficou pronta eu nem estava mais com vontade de comer, de tanto trabalho que ele me deu, mas até como uma forma de protesto, resolvi dar umas boas mordidas na coxa dele. Ele ficou muito bom, tenro, macio e suculento, nem parecia com o bicho que ralei para pegar, depenar e ajudar a preparar. Bom, agora só espero que não me inventem de preparar um porco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates