domingo, agosto 25, 2013

Samba com S maiúsculo (Microfone de cú é rola)

IMG_0924

1 – Quando as rodas de samba surgiram, não havia nenhum aparato tecnológico para “apoia-las”, eram apenas os instrumentos e o canto do povo.

2 – Nada contra as rodas de hoje, dotadas de toda a tecnologia possível para equalizar, amplificar e reproduzir fielmente o som dos instrumentos e o canto dos músicos.

3 – É muito mais bonito, infinitamente, quando a voz fala mais alto, sem nenhum tipo de recurso, além da boa e velha garganta.

IMG_0932

Dito isto, tive a felicidade de assistir ao espetáculo do N R C Produto do Morro, no novo Relíquia Botequim em Niterói. Botequim de primeira linha, ambiente digno de nota e samba, eu disse samba e não esses pagodes que ouvimos por aí, de primeiríssima qualidade.

O N R C Produto do Morro é um daqueles grupos que fazem valer a pena e acreditar que o samba com S maiúsculo ainda resiste. A comercialização da coisa toda, o formato engessado e a grande utilização de “recursos”, ainda não conseguiu e nem vai, tomar conta da tradição.

Três ou mais tamborins, dois cavacos, um surdo, um tan tan e dois pandeiros (Atualização: Não é um tan tan e sim um repique de anel e sim, eles tem uma maravilhosa cuíca, da qual falo melhor mais abaixo), aliados a um repertorio de clássicos do samba, fazem toda a diferença. O N R C Produto do Morro, se apoia em Candeia, Casquinha, Velha, Monarco, Ismael Silva, Roberto Ribeiro, Joãozinho da Pecadora, Paulinho da Viola, na Portela, no Império, no samba “puro” e nas músicas que as rádios e as “rodas comerciais” não tocam.

O excelente clima que se forma com as pessoas cantando a plenos pulmões em volta da roda, e a qualidade dos músicos, torna tudo melhor. O samba flui solto e redondo. Não se ouvem os cavacos de longe, e para eles, talvez os “recursos” fossem uteis, mas isso não tira o brilho da coisa. Quem realmente gosta de samba e entende a diferença entre o que se ouve hoje e o que deveria ser obrigatório em qualquer roda de samba, vai entender o que estou falando quando tiver a feliz oportunidade de ouvir o N R C Produto do Morro

Ps.: O Relíquia Botequim em Niterói foi muito bem pensado. Um ambiente acolhedor, simples e bonito. Cerveja gelada como tem que ser, excelentes petiscos que fogem do convencional e muita gente bonita. Como eu sempre digo, os detalhes fazem a diferença e o atendimento é perfeito. Uma pena que o N R C Produto do Morro não seja “fixo” do local, pois o casamento foi perfeito.

IMG_0927

Ps 2.: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é...”

Atualização.: E não é que me esqueci da cuíca, “atrasada”, mas magistral. Uma cuíca como aquela não se encontra em qualquer lugar e por falar nela, tenho visto muitos “músicos” acharem que sabem como tocar uma cuíca e para estes, aconselho fortemente, uma “aula” com o https://www.facebook.com/ze.pilintra.7. Conhecimento nunca é demais.

https://www.facebook.com/produtodomorrorj

https://www.facebook.com/ReliquiaBotequim

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates