quinta-feira, setembro 10, 2009

Foco

 

foco

 

Foco é uma palavra pequena de duas silabas, mas que reflete e muito, o momento atual pelo qual estamos passando. Falta foco aos nossos governantes e sem foco, pouca coisa vai para frente.

Acho que em quatro anos, e até em oito, como foi o caso dos nossos mais recentes presidentes, pouca coisa pode ser feita e em especial se as coisas forem feitas sem o devido foco necessário. Não dá para pavimentar estradas, reformular as leis, construir mais hospitais e escolas e ainda por cima governar o país, se preocupando com a imagem externa e com os “problemas” dos nossos vizinhos da América.

Por isso acho que com o foco no que dá para fazer, as coisas tem uma chance, mesmo que pequena, de pelo menos começar a acontecer. Se em quatro ou oito anos não é possível se resolver todos os problemas do Brasil, acho que dá pelo menos para se resolver um ou dois deles. A questão é simples, focar em apenas um ou dois deles.

Se o foco dos primeiros quatro anos por exemplo for os hospitais, essa será a tônica do governo, fazer com que em quatro anos, toda a área de saúde esteja arrumada ou pelo menos encaminhada para isso. O foco não deve ser apenas na esfera federal e sim em todas, as esferas, o prefeito tem que se envolver, o governador, os deputados, os vereadores, senadores e todo o povo. Enfim, o país tem que se esquecer das bobagens cotidianas e focar apenas naquilo que é importante.

Pode ser que em quatro anos, todos os problemas da saúde não sejam resolvidos por completo, mas com certeza, eles serão minimizados ao máximo e posso dizer, quase que a sua totalidade, faltando apenas o retoque final. Cada estado teria a sua meta, assim como o governo federal e todos seriam cobrados pelo povo e pelos nossos dedicados vereadores, deputados e senadores. Com a internet, os blogs, o Twitter e todos os outros meios de comunicação, essa cobrança e esse acompanhamento, seriam constantes e eficazes, assim creio que não teríamos problemas nesse sentido e bastaria apenas, que todos mantivessem o foco.

É claro que não nos esqueceríamos dos outros problemas, mas eles seriam resolvidos a medida em que fosse acontecendo ou aparecendo e não pararíamos o congresso para votações inúteis ou que poderiam esperar por mais tempo. Hoje, perdemos tanto tempo com coisas inúteis e desnecessárias, como a votação para se definir como os meios de comunicação vão cobrir as próximas eleições, que não sobra tempo para pensarmos nas coisas úteis e necessárias.

Temos de parar com essa hipocrisia de que dá para se fazer tudo ao mesmo tempo e nos mesmo momento. Sabemos por A + B que os nossos deputados, vereadores e senadores, não prestam para nada há não ser roubar o nosso dinheiro, portanto não podemos fantasiar e achar que eles vão resolver alguma coisa em alguns anos de mandato, ainda mais se eles tiverem que se preocupar com bobagens.

O Brasil, hoje é uma potência em ascensão e não pode e nem deve dar ouvidos as minorias que insistem em querer aparecer as nossas custas, como o Paraguai, a Venezuela e até a Colômbia. Essas pragas, digo, estes países sub-desenvolvidos, só servem para encher o saco dos outros com suas politicas ditatoriais em que manda quem pode, obedece quem não pode fazer nada a respeito.

Darmos ouvidos ou considerarmos as asneiras que o Hugo Chaves fala ou que Evo Morales vocifera, é apenas uma das coisas que nos fazem perder o foco. Pergunta pro Obama o que ele pensa deles ou até mesmo do Lula. Acho que ele vai dizer que enquanto ficarem no cantinho deles sem incomodar, não fazem mal algum ao progresso mundial e é mais ou menos isso mesmo, ele tem tantas coisas importantes de verdade para se preocupar que está pouco se lixando com os esperneios desse bando de nada que são os presidentes dos países da América latina e do sul.

Temos que focar em nós e em nossos problemas principais, para depois disso, começarmos a ter pena do resto do mundo. Que se lixe a França com seus seis mil empregos na indústria aeronáutica, nós não precisamos dos caças deles. Para que gastar bilhões em aviões que vão ficar parados enferrujando no angar? Por hobby? Pena? Fala sério!

Com esse dinheiro poderíamos e podemos fazer coisas muito mais úteis, há não ser que o Lula esteja com a excelente idéia de acabar com os povos que nos enchem o saco, como o Paraguai, a Colômbia e a Venezuela, aí sim os caças teriam uma real serventia. Como isso não vai acontecer, pega esse dinheiro e investe em algo que realmente seja necessário em nosso país, como por exemplo melhorar a educação ou pavimentar as estradas.

Um exemplo claro da nossa falta de foco, está no fato de que o Japão consome uma infinidade de soja e somos o único país com capacidade para atendê-los de forma satisfatória, mas eles compram a soja dos Estados Unidos porque mesmo sendo mais cara do que a nossa, não temos estradas em perfeito estado de conservação para que nossos produtores entreguem a soja no porto de Santos a tempo dela ser embarcada para o Japão e com isso, mais a nossa politica de impostos abusivos, o nosso preço fica muitas vezes maior do que o dos Estados Unidos. Deixamos de ganhar uma fortuna com isso, mas esse é o Brasil.

Portanto tudo o que temos que fazer é focar no principal e esquecer o resto, pois só assim, vamos chegar a algum lugar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates