domingo, setembro 13, 2009

Tem loira no feijão

 

feijoada1

 

Não é um post homenagem mas poderia ser. O fato é que desde que conheci um paulista que adora feijoada, junto com uma carioca que também adora, tenho mudado a minha concepção da coisa.

A sagrada Feijuca, como eles dizem, salve Limão, é realmente um dos pratos mais espetaculares da nossa culinária e se feito com gosto e esmero, é algo dos deuses. Em São Paulo a Feijuca é servida às quartas, mas aqui no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa que todos amam, ela é servida às sextas e acho que é o dia em que realmente você deve comer uma deliciosa Feijuca, além é claro de todos os outros dias da semana.

Uma Feijuca clássica tem que ter Arroz branco bem soltinho, couve cortada em tiras finíssimas, torresmo do bom, farofa dourada e bem temperada, laranja lima, pimenta e uma boa dose de cachaça. Existem alguma variações e assassinatos da verdadeira Feijuca, mas se você procurar por ela nos melhores lugares, vai encontrar sempre uma Feijuca digna de nota.

Sempre que falo em Feijuca, não posso deixar de citar uma muito boa que comi com o inesquecível Aspira na tijuca. Nesse dia, matamos quase duas garrafas de aperitivo, o famoso limãozinho, além de muitas doses de cachaça. Precisamos repetir a dose.

Não tenho como e nem vou precisar a melhor Feijuca que comi até hoje, mas posso dizer com exatidão que as tão faladas Feijucas das escolas de samba, não passam de uma enganação tremenda. Podem me atirar as pedras, mas tudo o que vi foram panelas cheias de orelha, garganta, com um arroz em forma de blocos, um amontoado de couve e torresmos altamente suspeitos. A velha máxima de comida para batalhão, sem a preocupação com a “qualidade” da coisa.

As “tias” até fazem a coisa da maneira certa, o formato é que não ajuda em nada.

Uma das melhores que já provei, foi a do Mineiro em Santa Tereza, muito concorrida e disputada. Da vez que eu fui, fiquei um bom tempo mofando na fila até conseguir um lugar ao céu. Valeu muito a pena, porque de prato na mão pude comer um feijão de primeira qualidade com tudo ao que eu tinha direito.

Se você, assim como eu, já está com agua na boca, não se acanhe, vá ao mercado mais próximo, compre as carnes, coloque o feijão na panela, a Brahma para gelar e boa Feijuca.

Valeu Limão, Gui e Aspira, por me resgatarem esse grande sentimento pela Feijuca nossa de todos os dias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates