quarta-feira, dezembro 03, 2008

Matriz da filial

 

forminhas

 

Não sou contra as franquias e nem a nada do tipo, mas acho que elas devem ou deveriam, seguir a certas regras e critérios para que não descaracterizem o empreendimento original.

Para mim, o primeiro desses critérios se deve ao pessoal contratado para trabalhar nesses locais, na minha opinião devem ser compativeis com o produto e a marca e não escolhidos ao acaso e por razões "financeiras". Deve ser mais barato se contratar mão de obra não especializada, mas isso é muito ruim para certos negócios.

Estive na Casa da empada e vi que esses critérios não se aplicam por lá, na franquia que fui, vi que os atendentes não tem a "cara" do negócio e nem o sentimento de vendedores de empada, vendem como se fosse mais um salgado qualquer, quando estão vendendo o nome do negócio, a alma dele.

O cliente agradece a fartura, mas o comerciante deve reclamar do desperdicio e por isso, tudo tem de ser visto e revisto. Me serviram 3 empadas, cada qual com o seu guardanapo e ainda mais uma porção de alguns em separado, para limpar as mãos e a boca, mas na mesa em que sentei, ainda havia um "repositório" de guardanapos. Para mim que estava ali apenas consumindo, quanto mais guardanapos melhor e eu usei apenas os que viam com as empadas, mas para o dono do negócio, acho que ele não ia aprovar o desperdicio.

É por isso, que as redes de fast-food, agora serverm seus sanduiches, que por serem cheios de molho e outras coisas, necessitam de muito mais guardanapos do que o previsto, com "porções" de guardanapo individuais, em saquinhos lacrados. Pelo visto, pode não ser caro, mas de graça também não é e alguém paga por eles.

Acho que as franquias devem ser algo menos financeiro e mais conceitual, pois afinal elas levam o nome do "negócio" para todos os lugares e como representantes do mesmo, devem ser fiéis a ele, mantendo a "tradição" e o estilo do mesmo. Quando a novidade passa e acaba a "festa", o que fica é aquilo que se construiu ao longos dos anos, com uma marca sólida e consistente, por isso, se aqueles que "dividem" com você o seu négocio não forem do ramo, a tendência é que o seu négocio não dure muito tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates