terça-feira, janeiro 26, 2010

Bacana demais

 

mulher42

 

Tem coisas que não aprendemos no colégio e nem vamos aprender se não corrermos atrás e não vivermos, essas coisas é a vida que nos ensina e nos mostra todos os dias. Temos a opção de entender, assimilar o conhecimento e fazer as coisas de modo diferente ou de ignorar e continuar como sempre.

O fato é que uma pessoa bacana de mais, em todos os sentidos, acaba por pagar um preço na vida. Por mais que ela se esforce, a vida sempre vai se encarregar de lhe cobrar esse preço, e um preço bem alto.

Logo de cara, uma pessoa bacana demais é usada pelas outras e todos começam, mesmo que sem querer, a se aproveitar dela. As vezes é inevitável, você precisa de algo e mesmo sabendo que pode tentar conseguir de outra forma, vai procurar justamente aquela pessoa bacana, que você sabe que não vai lhe negar ajuda.

Existem é claro, os espertos e aproveitadores, esses, não tem o mínimo remorso de usar e abusar daquela pessoa bacana, eles sempre que podem, estão lá, sugando e sufocando. Se a pessoa bacana em questão é aquela mão aberta, os aproveitadores nunca vão ter dinheiro quando estiverem perto dela.

Se a tal pessoa bacana é pau para toda obra e não se incomoda de fazer os “piores” e mais “difíceis” trabalhos, os “espertinhos”, sempre vão coloca-la para fazer justamente estes trabalhos. De um jeito ou de outro, a pessoa bacana sempre será explorada por alguém, pois ela se mostra, mesmo que não queira, uma presa fácil e isso atrai rapidamente um monte de pessoas que só pensam no beneficio próprio.

Mas e quando você se envolve com uma pessoa bacana? Em um primeiro momento pode ter sido uma de suas melhores decisões, mas em geral as pessoas bacanas tendem a ser repetitivas e muito sem atitude. Pessoas bacanas não sabem dizer não e ouvir sim a toda hora, um dia cansa e enche o saco.

É bom de vez em quando uma discussão, um atrito, uma idéia contrária, mas uma pessoa bacana não consegue ou evita sempre, fazer esse tipo de coisa, pois ela é bacana demais para isso. Mas não dá para ficar para sempre ao lado de uma pessoa que não se movimenta no sentido de fazer alguma coisa pela sua própria vida e deixa que as outras tomem as rédeas e façam o que bem entender.

Você conversa, fala, argumenta, mas a pessoa bacana, não está nem aí e acha que está fazendo o melhor que pode e o que acha mais conveniente para a situação, afinal ela é uma pessoa bacana, adorada por todos, querida e muito bem conceituada. Nesse ponto da história, se você resolve tomar alguma atitude, você é condenado por toda a sociedade, porque não se faz nada contra uma pessoa bacana.

Para os outros, que não convivem com uma pessoa bacana, é simples, eles acham que uma pessoa bacana, é bacana demais para ser “trocada” ou “magoada”. Eles só vem que aquela pessoa é uma pessoa bacana e que para eles, não faz mal a ninguém, é boa com todos e por isso mesmo, o melhor partido da cidade. Mas só quem convive o dia a dia, ao lado de uma pessoa bacana demais, é que sabe o quão chata essa pessoa se torna depois de alguns anos e o quão difícil se torna a convivência com uma pessoa previsível.

Abandonar uma pessoa bacana é bem difícil, porque até você mesmo fica com pena e se perguntando porque largar uma pessoa se ela é tão legal ao ponto de ser adorada por todos a sua volta. Você pensa que a culpa deve ser sua, por não saber relevar as coisas ou por estar sendo exigente demais e aí, você pode acabar arrastando as coisas por tempo indeterminado, ficando cada vez mais difícil romper a corrente.

A coisa boa ou não, de toda essa história, é que uma pessoa bacana tem muitas dificuldades de conseguir alguém, pois como diz uma conhecida, caras legais não molham a calcinha de ninguém. As mulheres em especial, vêem os caras bacanas apenas como grande camaradas, aqueles que estão sempre a disposição para o que der e vier, são os companheiros ideais, até mais do que os amigos gays que elas possam ter, mas nunca serão ou vão servir para namorarem ou ficarem com elas, porque são bacanas demais.

Como para o homem do sexo macho, alimento não pode ser desperdiçado, as mulheres bacanas acabam tendo chances maiores de encontrar alguém que pelo menos se arrisque na aventura. Mas em geral, as pessoas bacanas acabam servindo apenas para serem pessoas bacanas e pronto.

Isso vale em todas as áreas da vida. Profissionalmente, se a pessoa é bacana demais, acaba se seujeitando a coisas que outras pessoas não fariam e com isso, também acaba sendo preterida para os melhores cargos, porque é bacana demais para isso e os melhores cargos pedem uma pessoa que não seja tão bacana ou que pelo menos tenha um pouco mais de iniciativa, coisa que uma pessoa bacana muitas vezes não tem.

Na teoria, uma profissional do sexo, bacana demais, ficaria com pena do cliente e faria de graça. Um taxista daria carona, um professor daria sempre dez e a vida nunca nos negaria as coisas. Mas tudo tem que ter um limite e mesmo não sendo ruim ser uma pessoa bacana, tudo o que é demais enjoa ou atrapalha.

Ser legal, ser querido, ser uma pessoa em que as outras podem e devem confiar, é muito bom, mas não se transforme em um ser digno de pena e compaixão. Mostre que você pode ser legal sem se tornar aquele que todos vão se aproveitar.

Pessoas bacanas sempre terão espaço, seja uma delas, mas aprenda com a vida, os momentos e as pessoas certas para com quem você deve ser bacana e não tenha medo de radicalizar um pouco de vez em quando, não importando se com isso, você vai deixar de ser bacana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates