quarta-feira, junho 05, 2013

Antes do amanhecer – Cena 19: Eu tenho que dizer uma coisa estupida (O parque)

cena 19

Localização: Não temos certeza, mas acreditamos que essa cena acontece em Auer-Welsbach-Park no décimo quinto distrito, ou em Burggarten no primeiro distrito. Por favor, avise-nos se souber.

(No parque, deitados, no escuro, bebendo vinho).

Céline: Então, muitas vezes em minha vida eu estive com pessoas compartilhando belos momentos, como viagens, ou ficar acordados a noite toda vendo o sol nascer, e eu sabia que aqueles eram momentos especiais. Mas algo estava sempre errado. Eu gostaria de tivesse sido com outra pessoa. (Os dois riem). Eu sabia que o que eu estava sentindo, exatamente o que era tão importante para mim, eles não entendiam. Mas eu estou feliz por estar com você. Você pode não saber por que uma noite como esta é muito importante para a minha vida agora, mas é... Este é um grande dia.

Jesse: É um grande dia. Você acha que nós teremos outros como este? (Céline sorri). O quê?

Celine: E a nossa decisão de adultos racionais?

Jesse: Ah, sim. Sim. Eu sei o que você quer dizer sobre alguém que deseja não estar lá, porém, é apenas, normalmente, de mim mesmo que eu gostaria de poder fugir. Sério, pense nisso. Eu nunca estive em qualquer lugar que eu não estivesse. Eu nunca tive um beijo quando eu não era um dos beijoqueiros. Você sabe, eu nunca, fui ao cinema, quando eu não estava lá na platéia. Eu nunca joguei boliche, quando eu não estava lá, fazendo alguma piada estúpida. É por isso que tantas pessoas se odeiam. Sério. É que elas estão doentes a beira da morte em torno de si mesmas. Vamos dizer que você e eu estivessemos juntos o tempo todo, então você começaria a odiar um monte de minhas manias. O caminho cada vez você ficaria mais insegura, e eu ia ficar um pouco bêbado. Ou... O jeito mais estúpido de toda a história pseudo-intelectual de novo. Veja, eu já ouvi todas essas histórias... Então, é claro que eu estou cansado de mim mesmo. Mas estar com você... Fez-me sentir como se eu fosse outra pessoa. Quero dizer a única outra maneira de perder a si mesmo é... Você sabe, dança... Ou... Álcool ou drogas ou coisas assim.

Céline: Transando?

Jesse: Hum... Transando? Sim. Essa é uma maneira. Sim. (Prende a respiração, vira-se).

Céline: (Voltando-se para Jesse, sussurra). Você sabe o que eu quero?

Jesse: O quê?

Céline: (Coloca cabelo suavemente atrás de seu pescoço e sussurra novamente). Ser beijada.

Jesse: Bem, eu poderia fazer isso. (Eles se beijam, ele começa a descer para o pescoço).

Céline: Espere! (Ela o para, e se senta). Eu tenho que dizer algo estúpido.

Jesse: Certo.

Céline: É muito estúpido.

Jesse: Ok.

Céline: Eu não acho que devemos dormir juntos. Quero dizer, eu quero, mas como nós nunca vamos nos ver outra vez... Vai me fazer sentir mal. Eu não vou saber com quem mais você está. Vou sentir sua falta. (Ela se deita ao lado dele). Eu sei. Não é muito adulto. Talvez seja uma coisa feminina. Eu não posso mudar isso.

Jesse: Vamos nos ver outra vez.

Céline: Não, eu não quero que você quebre o nosso voto, só assim você poderá cumpri-lo. (Eles riem).

Jesse: Eu não quero apenas fazer sexo. Quero dizer... Eu acho que deveríamos. Quero dizer, nós vamos morrer de manhã, certo? Eu acho que deveríamos.

Céline: Não, então é como uma fantasia masculina. Conheça uma garota francesa, transe com ela, e nunca mais a veja novamente. E tem essa grande história para contar. Eu não quero ser uma grande história, eu não quero que essa grande noite tenha sido apenas por isso.

Jesse: Certo. Certo, certo, tudo bem. Ok, ok.

Céline: Ok?

Jesse: Ok. Nós não temos de ter relações sexuais. Não é um grande negócio.

Céline: Ok. (Longa pausa). Você não quer me ver de novo?

Jesse: (Risos) Não, claro que eu quero. Ouça. (Senta-se e inclina-se sobre o cotovelo, pairando acima dela.) Se alguém me dessa a escolha agora, nunca vê-la novamente ou me casar com você, tudo bem, eu me casaria com você, certo? E talvez isso seja um monte de besteira romântica... Mas as pessoas têm se casado por muito menos.

Céline: Na verdade... Eu acho que eu decidi que queria dormir com você quando desci do trem. Mas agora que nós já conversamos muito, eu não sei mais.

(Jesse suspira de frustração e cai no chão novamente. Celine ri, então se inclina para beijá-lo).

Céline: Por que complicamos tudo?

Jesse: Eu não sei.

(Eles se beijam novamente, respirando mais profundamente, e rolando um sobre o outro várias vezes).

Roteiro do filme Before Sunrise, 1995, em livre tradução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates