sábado, junho 01, 2013

Antes do amanhecer – Cena 9: Você é poeira estelar (Kleines Café)

cena 9

Localização: O Kleines Café está localizado em Franziskanerplatz (junto a Weihburggasse), no primeiro distrito, a sudeste de Stephansplatz. Metro: U1 e U3, Stephansplatz. Web: http://cityguide.max.msn.de/cityguide/wien/tipps.html?id=871230.

(Eles andam em torno de um veículo, em seguida, chegam a um calçadão ladeado de árvores e videiras).

(Sentados em um café. Um par de frades passa, aparentemente em oração).

Jesse: Ei... olhe esses caras. "Hey Hans, eu tenho uma confissão a fazer. Eu não estou usando cueca por baixo dessa coisa" "Sério?" “Isso assusta?" (Faz uma pausa, então se vira para Céline.) Posso te contar um segredo?

Céline: Sim.

Jesse: Venha aqui. (Inclina-se em direção a seu ouvido)

Céline: O quê? (Inclina-se um pouco mais)

Jesse: Venha aqui. (Inclina-se por toda mesa em direção a ela, e a beija nos lábios).

(Eles pausam, olhando na direção onde eles ouvem risadas, vendo uma cigana quando ela termina de ler palma da mão de alguém).

Céline: Olhe para esta leitora de mãos. Ela pode nos dizer algo interessante sobre o futuro, não?

Jesse: Sim.

Céline: Uh-oh, uh-oh.

Jesse: O quê, o quê?

Céline: Acabei de fazer contato visual.

Jesse: Ela não está vindo para cá.

Céline: Sim, ela está.

Jesse: Oh, merda. Oh, não.

Céline: Oh meu Deus. Você quer que ela leia sua mão?

Jesse: Não, não.

Céline: Não? Você tem certeza?

Jesse: Eu tenho certeza.

Céline: Ok.

Jesse: Olá.

Céline: Aqui está ela.

Gigana: Ich moechte deine hand lesen. (Gostaria que eu lesse sua mão)?

Céline: (Sem entender) Francês, Inglês?

Cigana: (Pega a mão de Céline, e a toca) Quer ler a palma da mão?

Céline: (Hesitante) Sim. Quanto é isso.

Cigana: Para você, cinquenta. Ok?

Céline: Ok.

Cigana: (Toma a palma da mão de Celine, olhando e correndo os dedos sobre ela.) Oh, sim, você tem tido uma jornada, e você é estranha a este lugar. Você é uma aventureira, uma candidata. Uma aventureira em sua mente. Você está interessada no poder da mulher, na força profunda de uma mulher e na criatividade. Você está se tornando uma mulher. Você precisa resignar-se à estranheza da vida. Só se você encontrar a paz dentro de si mesmo, você vai encontrar a verdadeira conexão com os outros. (Indica, com a cabeça, Jesse.) Ele é um estranho para você?

Céline: Eu acho que sim.

Cigana: (Pega a mão de Jesse, e olha só por alguns instantes.) Oh, você vai ficar bem. Ele está aprendendo. Ok. (Bate palmas). Dinheiro. (Oferece a mão, à espera de pagamento).

(Céline paga, e cigana começa a se afastar. Com o dinheiro em mãos, a cigana se volta para Jesse e Céline, levantando os braços).

Cigana: Vocês são estrelas, não se esqueça. E as estrelas explodiram há bilhões de anos, para formar tudo o que existe neste mundo. Tudo o que sabemos, é poeira estelar. Então não se esqueça, você é poeira estelar!

Jesse: (Desvia o olhar com expressão cínica) Quero dizer, isso é muito bom e tudo, quero dizer que, você sabe, todos nós somos poeira estelar, e você está se tornando essa grande mulher, quero dizer, mas eu espero que você não leve isso mais a sério do que alguns horóscopos de jornal.

Céline: O que você está falando? Ela sabia que eu estava de férias, e que não nos conhecíamos, e que (risos) Eu estava indo para me tornar essa grande mulher.

Jesse: Ah vamos lá. Mas o que é que "estou aprendendo" besteira? É a maneira condescendente. Você sabe? Ela não estava mesmo me fazendo. Se oportunistas como essa, nunca tem que dizer a verdade, ela irá colocar suas bundas para fora do negócio. Apenas uma vez, eu gostaria de ver, algumas velhinhas, juntar todo o seu dinheiro, para ir para a cartomante, e ela chegar lá, toda animada em ouvir o seu futuro, e a mulher diria que (pega a mão de Céline, imitando uma cartomante, incluindo a voz): "Hum hum. Amanhã, e todos os seus dias restantes serão exatamente como hoje - uma coleção tediosa de horas. E você não terá novas paixões, e novos pensamentos e novos cursos, e quando você morrer, você vai ser completamente esquecida. Cinquenta moedas, por favor". Eu gostaria de ver.

Céline: É tão engraçado como ela quase não notou, você sabe. É estranho. Eu me pergunto por quê. Ela era realmente sábia, e intensa, não? Eu realmente adorei o que ela disse.

Jesse: Sim, é claro que você acha isso. Você paga o seu dinheiro, você começa a ouvir algo que faz você se sentir bem consigo mesma. Se você quiser, talvez aja um gueto em Viena, nós podemos ir comprar uma droga, você sabe. Gostaria? Sim?

Céline: Você é tão (faz o gesto o sinal de maluco)...

Jesse: Poeira estelar, poeira estelar.

Roteiro do filme Before Sunrise, 1995, em livre tradução.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates