segunda-feira, abril 09, 2012

10 pontos importantes: Liberdade

liberdade

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”
George Bernard Shaw

Não se deve confundir liberdade com libertinagem e nem se achar que apenas porque se é livre, se pode fazer o que quiser e bem entender. Em relacionamento onde ambos tem liberdade em todos os sentidos, ela deve ser usada com responsabilidade.

A liberdade deve ser compartilhada pelo casal e o que cabe a um deve ser permitido ao outro. A noite de pôquer dele com os amigos pode ser também a tarde de compras dela com as amigas. O futebol de domingo dele pode ser o chopp dela com a turma da faculdade.

Na relação os dois tem que ter direitos e deveres iguais, a liberdade é um direito que o casal adquire e deve usar sem que isso traga prejuízos a convivência mutua.

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.” Fernando Pessoa

Quando um dos dois ultrapassa os “limites” estabelecidos e usa de forma incorreta a liberdade que tem ou quando um dos dois acha que essa liberdade tem de ser cerceada por motivos fúteis, invariavelmente as coisas tendem a caminhar a passos largos para o desentendimento.

O ciúme, o excesso e toda uma série de fatores, pode minar a liberdade, transformando-a em um vilão da relação. Para que isso não aconteça é necessário que o dialogo seja constante e que com ele sejam estabelecidas formas e maneiras de se evitar que pequenas coisas destruam aquilo se construiu.

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.”
Léon Tolstoi

Fonte de informações complementares.: http://pensador.uol.com.br/liberdade/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates