segunda-feira, abril 09, 2012

10 pontos importantes: Responsabilidade

responsabilidade

“Responsabilidade vem do grego "respon" que significa independência, e do latim "sabili”, que significa sábio. É a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que tais atos se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual, visto que as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade.”.

Ser responsável não significa que dentro de uma relação, as partes devem se cobrar responsabilidades mil para com todas as pequenas coisas, com os pequenos atos. Ser responsável em uma relação também inclui pequenos atos de irresponsabilidade, desde que essa irresponsabilidade, em doses salutares, não venha a comprometer a relação.

Muitos se cobram serem os “donos” da situação, aqueles que guiam o processo e cuidam para que as coisas não fujam ao controle. As mulheres em geral é dada a “responsabilidade” de cuidar da casa e aos homens a “responsabilidade” de prover e não deixar faltar nada para a casa.

Em um relacionamento de namoro ou onde um lar compartilhado por ambos não existe, é dada a mulher a “responsabilidade” de cuidar da relação e ao homem a “responsabilidade” de cuidar de sua parceira, daquela que está ao seu lado.

De modo geral as mulheres sempre assumem mais “responsabilidades”, pois se acha mais apta para tal e prefere assumir essa “tarefa” a ter que delega-la ao parceiro. Por sua vez os homens se preocupam em ter a “responsabilidade” pela parte racional e assim são vistos como menos românticos.

Responsabilidades a parte, ambos tem que ter consciência daquilo que desejam e serem responsáveis pela manutenção desse “desejo” e pelo respeito mutuo que deve existir sempre. Quando os dois assumem a responsabilidade por cuidar e manter, dividem as tarefas e fazem com que a relação não se torne uma obrigação, eles se tornam responsáveis pelo sucesso da relação.

Fonte de informações complementares.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates