quarta-feira, março 04, 2009

Lasanha sem erro

 

lasanha

 

Todo mundo sabe que não tem coisa mais fácil na cozinha do que preparar um prato de massa. Primeiro porque não temos de fazer a massa (Fica muito melhor fazendo ela fresca em casa, mas deixemos isso para os grandes chefs e as vezes nem eles) e segundo porque não tem erro colocar a massa na agua e esperar pelo seu cozimento.

Dentre a grande variedade de massas e de pratos feitos com as mesmas, a lasanha é um que todos adoram e dificilmente recusam ou fazem cara feia. Você até pode achar alguém que não coma uma lasanha de carne por ser vegetariano, mas aí temos a de beringela ou você pode achar alguém que não coma a de frango, mas ai temos a de carne e por aí vai.

São tantas combinações de “recheio”, de molho e até mesmo de massas para lasanha, que com criatividade e bom gosto, dá para se transformar uma simples lasanha em um acontecimento.

O que vou passar aqui é o básico e o mais simples possivel, não vou complicar a sua vida, mas se você gostar da coisa, com certeza vai procurar os detalhes e chegar no ponto e ao seu gosto. Por isso, não se espante e nem espere que eu lhe ensine aqui como se faz a massa para lasanha ou o molho de tomate pois isso, se você quiser, vai procurar na internet, perguntar aos amigos ou aprender em cursos por aí.

Vamos portanto ao que interessa.

Ingredientes

1 pacote de massa pronta para lasanha (Pode ser a pré cozida ou não e se você quiser e souber, pode fazer a sua própria massa)
700 gramas de molho de tomate (Duas latas daquelas que vendem em qualquer supermercado ou você pode se quiser, fazer o seu próprio molho caseiro)
1/2 quilo de carne moída (Pode se usar também frango desfiado, calabresa moída e outros)
150 gramas de mussarela em fatias (Pode ser também queijo prato ou outro de sua preferência, mas veja bem porque a escolha errada pode acabar com a sua receita)
150 gramas de presunto em fatias (Pode ser também peito de peru)
1 copo de requeijão (Eu fazia um bechamel, mas aí não usava do mesmo modo que o requeijão)
150 gramas de queijo ralado (Parmesão não tem erro)

Sobre os ingredientes não existem mistérios e as substituições podem ser feitas de acordo com o gosto de quem está preparando ou de quem vai degustar depois. A minha sugestão é para que você não invente de sair colocando coisas indiscriminadamente sob o risco de transformar a sua lasanha em um amontoado de coisas. Tem pessoas que além dos ingredientes citados, ainda colocam bacon, milho verde, ervilha e outras coisas.

Modo de fazer

Não sei se vocês notaram mas eu não coloquei os ingredientes secundários que são necessários para a sua receita, não os coloquei simplesmente porque eu só vou lhes passar o básico da coisa e não estou aqui para lhes ensinar como fazer um refogado ou coisas do tipo. Realmente vocês não são obrigados a saber esse tipo de coisa e eu muito menos sou obrigado a ensinar.

Em uma panela de tamanho médio, refogue alho, cebola e ponha a carne moída para dourar. Para o refogado você pode usar azeite mas eu prefiro o óleo de soja pois o azeite quando em temperaturas elevadas perde um pouco de suas propriedades e não há nenhuma restrição quanto ao consumo em pequenas quantidades do oleo de soja.  Eu desaconselho o uso de oleos de milho, granola, girassol e outros, o de soja nessas horas é o básico que faz o serviço e pronto.

Com a carne dourada, acrescente o molho de tomate e não se esqueça, de um pouco de açucar para retirar a acidez do tomate, mesmo que você esteja usando molhos prontos. Em nenhum momento eu falei de sal e outros temperos para a carne, mas eles devem ser utilizados ao seu gosto e vocês podem temperar a carne antes de ela ir à panela ou enquanto ela doura.

Mexa bem e espere o molho levantar fervura, verifique o sal e desligue o fogo.

Em um refratário grande “unte” o mesmo com uma pequena parte do molho e depois faça camadas nessa ordem: Uma camada de massa, uma mussarela, uma de presunto e por cima o molho. Repita essas camadas até o final onde a última camada deve ser de massa.

Por fim, espalhe todo o copo de requeijão por cima de tudo, polvilhe queijo ralado e leve ao forno por mais ou menos 15 minutos de acordo com o tipo de massa escolhida.

O grande pulo do gato ou segredo da coisa, é você caprichar no molho e usar um tempero marcante porque os outros ingredientes compõe o prato mas não sobressaem tanto.

Espero ter sido claro mas se mesmo assim vocês ainda tiverem dúvidas, perguntem nos comentários que eu na medida do possivel respondo. Em breve eu posto mais algumas coisas fáceis de serem feitas, mas que arrancam elogios de quem vê, experimenta ou usa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates