sábado, abril 25, 2009

Samba com S maiúsculo (de verdade)

Leia também: Samba com S maiúsculo

 

arruda

 

Sempre frequentei as rodas de samba e em cada uma delas encontro uma gama de músicos, uns com qualidade e outros sem a minima condição de envergarem a patente do samba. Na sexta fui convidado a conhecer o bar da ladeira, que fica justamente na ladeira em frente a sinuca da Lapa.

Já tinha ido nesse bar mas na ocasião não pude curtir a roda de samba pois fui muito mal atendido e resolvi ir embora antes de me aborrecer. Nesta sexta eu tive a sorte de já chegar ao bar com o pagode iniciado e fui surpreendido por um grupo de altissima qualidade e que sabe realmente das coisas.

É tão gratificante e excitante, se é que posso dizer assim, quando encontramos rapazes que valorizam e dão sequência ao samba de raiz, a nossa música popular, ao samba que desceu do morro e tomou conta do asfalto. Dou aqui meus parabéns ao Movimento Cultural de Preservação do Samba de Raiz Pagode da Arruda (http://www.pagodedaarruda.com.br), os caras são muito bons e me mostraram que ainda vale a pena acreditar e buscar pois o samba não morreu e nem vai acabar.

O pagode da arruda toca na rua mas mesmo assim não miguela nas peças e traz o “kit” completo, o que torna a experiência muito mais agradavel. Na maioria dos “pagodes” de rua só vemos o básico e que em geral da conta do recado, mas é apenas o básico e quando é necessário um “toque” a mais os instrumentos básicos não conseguem o mesmo efeito.

O pagode da arruda, mesmo na rua, forma assim:
2 Tantans (Ativos)
2 Pandeiros (Ativos)
1 repique de mão (Ativo)
1 Balde (Instrumento dificil de se ver em qualquer lugar)
1 Afoxé
1 Reco-reco
1 Violão (Ativo)
1 Banjo (Ativo)
1 Cavaquinho (Ativo)
1 Tamborim
1 Tarol
1 Surdo (Ativo)
1 Agogô

É, são todos esses instrumentos tocados por profissionais que entendem do que estão fazendo e fazem com prazer. Você não paga nada para ir ao bar da ladeira e curtir esse show de samba de raiz, apenas a cerveja gelada, que você pode comprar no bar ou nos ambulantes que ficam em volta.

O repertório vai de Vinicius de moraes a Maria Rita, passando por João Nogueira, Zeca Pagodinho, Geraldo Monteiro e outros bambas do genero.

O bar enche muito, animação é garantida e o samba é a melhor parte do negócio. Quem gosta de samba e é bom sujeito não deve deixar de aparecer para prestigiar a garotada pois eles merecem e hoje fazem a melhor roda da cidade.

Saiba mais em: http://www.pagodedaarruda.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Contos e encantos Copyright © 2007 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates